19
jun
09

Sebastião Salgado: O fotodocumentarista

O fotógrafo é conhecido mundialmente por suas imagens que retratam os problemas do homem (fome, desemprego, doenças, reforma agrária e outros).Nos aspectos estéticos, Salgado é conhecido pelo uso do preto e branco e por realizar contraste nos tons. No âmbito da textura, temos o predomínio do grão, e, freqüentemente, os planos abertos, não impedindo que os façafechados. O seu modo de fotografar pode lembrar pinturas religiosas. Podemos ver a fotografia de Salgado como humanitária, pois ele se coloca em prol das causas que mostra Sebastião Salgado completou 65 anos fiel a este missão que o acompanha desde que abandonou a economia: capturar imagens que tenham o poder de fazer visíveis os excluídos.

Ele se diferencia pela maneira como aborda estes problemas sociais de uma maneira particular. Visto que seus aspectos estéticos iferenciados, que buscam inspiração no humanismo e outros elementos, somados ao respeito que ele tem pelos seus fotografados e pela situação em que eles vivem, é que fazem com esse fotógrafo se destaque no contexto do documentarismo contemporâneo. Assim, as imagens de Salgado mostram o olhar de um homem sobre os demais, que faz referência aos

problemas que são para serem vistos como de todos.

A preservação do planeta é um dos novos temas caros às lentes de Salgado, hoje dedicado ao projeto Gênesis, no qual busca capturar imagens de recantos do Planeta Terra intocados pela destruição.

 

“De início, pensei em fotografar as fábricas que contaminam e os depósitos de lixo. Mas, depois, decidi que a única forma de darmos um estímulo, de trazer esperança, é exibir as imagens do planeta original, para que se veja a inocência e para que entendamos o que se deve preservar”, disse.

Gênesis se estenderá até 2012.

About these ads

0 Responses to “Sebastião Salgado: O fotodocumentarista”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: